O Bambu chinês, uma lição de vida...


Todas as madrugadas de 25 de dezembro acontece na casa de amigos aquilo a que chamamos “lareira social”. É um ponto de encontro para amigos e familiares provenientes de toda a Europa, onde se juntam para boas conversas sobre paz, crescimento e ideias inovadoras.
Nesse ponto de encontro, todos os participantes têm possibilidade de expor situações de vida e desafios, e em 2011 algo me perturbava profundamente. Eu tinha reparado que apesar de me ter tornado uma pessoa mais consciente, grata e 100% focada nos meus objetivos, havia qualquer coisa que não estava funcionando pois nada grande parecia estar acontecendo na minha vida.

Falei para o grupo:
- ”Na verdade não deveria estar me queixando, mas parece que não estou a conseguir fazer nada acontecer, e isso está me perturbando. Pratico meditação e visualização quase todos os dias, tenho me mantido positivo apesar de ter alguns dias maus…. Diria que noto progresso no meu nível de felicidade e de auto-confiança. Agora sempre que acontece algo de mau… onde antes a recuperação demoraria 4 ou 5 dias para acontecer, demora agora apenas algumas horas.
Mas não tive ainda nenhuma epifania mesmo mantendo uma frequência positiva muito elevada. Parece que quando olho para trás tudo está igual. Não estou mais rico, não me sinto realizado, não estou numa relação perfeita…”

Nesse instante, o meu mentor e empresário multimilionário Miguel Santos se pronunciou e contou a história do bambu chinês.
- “Você está condicionando demasiado os seus resultados com tantos “nãos”. Você está estendendo a mão à espera de receber algo em troca cada vez que você dá aguma coisa. O que você está emitindo é a mensagem de “cobrança”, e por isso o Universo te cobra. Mas esse não é o único caso aqui. Você concerteza não conhece a história do bambu chinês.
O bambu Chinês “moso”, é conhecida como a planta que tem o crescimento mais rápido do mundo, e é muitas vezes comparado com o crescimento pessoal pela forma particular como ela cresce.
Durante o primeiro ano que este bamboo está germinando, ele não cresce.
Durante o segundo ano em que o bamboo é regado e fertilizado, ele não aparece na superfície.
Outros 3 anos passam. e apesar do esforço contínuo para manter a planta viva, ela parece não dar sinais de vida.
Mas… no final do quinto ou do sexto ano aparece finalmente um pequeno rebento na superfície.
Agora… o motivo pelo qual a planta é tão especial é que em apenas 6 semanas, o bambu atinge uma altura de 24 metros. Ela pode crescer até 1.2 metros por dia!
Mas você sabe o que ela andou fazendo durante todo aquele tempo que esteve debaixo da terra?
Ela estava crescendo enormes raízes, capazes de suportar o seu crescimento repentino. Raízes fortes o suficiente para segurar a planta no chão em dias de tempestade!
Continua a tratar das tuas raízes e não deixes a planta morrer, que quando menos esperas o teu crescimento vai dar um pulo!”

“Aqueles que não são desencorajados irão crescer e tudo irá acontecer.”

A verdade é que foi a primeira vez na vida que eu ouvi essa história, apesar de todo o mundo conhecer ela muito bem. Fiquei esclarecido com a sua lição, e hoje escrevo para confirmar que Miguel tinha razão. A preparação para o grande acontecimento requer níveis de esforço, dedicação e paciência enormes, mas que no final recompensam de uma forma inacreditável.
Sem essa preparação, a minha vida não teria sido um sucesso tão grande.

Fonte: Internet

Share on Google Plus

Sobre Dica Certa

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário