ORIGEM
Vinyasa Yoga é o sistema introduzido por Tirumalai Krishnamacharya, uma das figuras mais influentes em Yoga dos últimos 100 anos, conhecido também como o desenvolvedor do yoga contemporâneo ou o embaixador do Yoga no Ocidente. O método fica imortalizado através do seu discípulo Srivasta Ramaswami, no seu livro “The Complete Book of Vinyasa Yoga” (O livro completo de Vinyasa Yoga).
Quando Ramaswani estudava com o mestre Krishnamacharya, chegou na conclusão de que para levar yoga para o ocidente, esta devia ser apresentada de uma forma “descaradamente agressiva” pois os ocidentais devido às suas características de praticidade, deviam começar trabalhar primeiramente o corpo físico disciplinada e constantemente para, eventualmente, atingir o corpo mais sutil.
SIGNIFICADO LITERAL
“Vinyasa” do sánscrito “vi” – de uma forma em especial e “nyasa” – colocar, é um método que pode se descrever mais popularmente como: “A sequência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar um fluxo continuo”
A sua prática incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento, e meditação estática no final da aula / concentração /relaxamento (dharana e dhyana).
ESTRUTURA DA AULA
A estrutura da aula é de sequência fluida e vai em constante “crescendo”, cada movimento vai sincronizado com a respiração numa composição previamente preparada a cada aula. Tem como principal objetivo alinhar a respiração, com o corpo e com a mente.
Como muitos outros estilos de Yoga, Vinyasa, deriva primariamente do Hatha Yoga, mas se distingue pelas transições e planejamento das posturas.
Este estilo pode depender da individualidade pessoal de cada professor mas sem dúvidas, pode se esperar uma aula sempre diferente, com temas específicos, alinhamentos bem explicados e bastante movimento. As inspirações e expirações são cada uma delas guiada através da criatividade do “flow” , como também é as vezes chamado este método.
Alguns dos professores mais populares de Vinyasa hoje em dia: Sadie Nardini, Jason Crandell, Seane Corn, Shiva Rea, e Mark Stephens.
BENEFÍCIOS
Num longo prazo: A prática de vinyasa yoga pode lhe ajudar a desenvolver uma conexão corpo-mente muito mais forte e assim criar força e flexibilidade nestes dois aspectos: físico e mental. Também, por ser a respiração fundamental, a capacidade pulmonar e resistência aumentam.
Num curto prazo: Além de força e flexibilidade física, a concentração na respiração e no físico da pratica, desde as primeiras aulas, perceberá uma ou outra atitude mais consciente e pacífica no seu dia a dia.
VINYASA YOGA É PRA VOCÊ?
Você gosta de movimentos rítmicos? Quer suar? Quer saber um pouco mais sobre o alinhamento das posturas? Vinyasa pode ter um ritmo constante, mas também é uma prática meditativa. Se você está procurando um bom balance entre esforço físico e introspecção, Vinyasa é pra você.
A característica fundamental do Vinyasa é a sua diversidade. Não há uma filosofia específica, regras ou sequências que os professores devam seguir, o que faz deste estilo um dos mais variados, divertidos e criativos. É essencial a escolha do professor em base as suas características e buscas.
Carla Gonzalez
0 comentários:
Postar um comentário